terça-feira, 15 de maio de 2012

Criação: Design Inteligente



Neste primeiro post vamos começar falando do princípio de todas as coisas: Genesis 1:1
 “No princípio, criou Deus os céus e a terra."
 
Deus criou a terra.

Isso é simples, ou você crê ou não crê. A Bíblia nao é um livro científico, e nao pretende provar cientificamente nenhum fato. Ela apenas conta a História do Criador do Universo. No entanto, tomo a liberdade de expor aqui algumas curiosidades científicas a respeito do Universo.

 
Salmos 19
1 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 

Este salmo diz que ao olharmos para os céus e para o firmamento (Universo) vemos a glória de Deus e as obras das suas mãos. Basta pararmos por um momento para contemplar a grandeza do Universo e perceber que apenas uma Mente Inteligente poderia ter criado algo tão perfeito e tão grandioso.


Teoria do Design Inteligente


Cientistas criacionistas americanos concluíram que uma Grande Explosão (Big Bang) a partir de um Átomo Primordial, não poderia ter sido a causa do Universo. Hoje temos a teoria do “Design Inteligente”, que nega a seleção natural proveniente da Teoria da Evolução de Darwin. Essa nova teoria afirma que certas características do Universo são mais bem explicadas por uma Causa Inteligente e nao por um processo nao direcionado como afirmam os evolucionistas.
Esta teoria ainda é considerada como pseudociência, pois não pode ser provada cientificamente. No entanto, se analisarmos bem e refletirmos a respeito, não faz sentido pensar que a partir do NADA tudo se fez, sem um planejador, um agente causal. 
Olhe para a natureza, contemple sua perfeição e imagine que tudo isto veio do acaso, se o acaso possibilitou a criação do Universo, sem uma Mente Inteligente por trás, porque o homem (um ser tão evoluído, segundo as teorias evolucionistas) não foi capaz de criar do NADA um único ser vivo? Se o acaso pode fazê-lo, porque nós que temos um cérebro pensante ainda não o fizemos? 
Se nem mesmo nós que somos animais racionais conseguimos tal proeza o NADA conseguiria dar origem ao Universo? A Lei científica da causa e efeito diz: a causa  deve sempre ser MAIOR que o efeito. Portanto, apenas algo maior que o Universo poderia ser a sua causa. A causa primeira do espaço infinito tem que ser infinita. O que é maior  que o Universo? A matéria inanimada ou o Deus vivo?
Não sei o quanto você conhece de cosmologia, mas o pouco que sei é que a geometria do universo não é tão simples quanto parece. Um único erro milimétrico no eixo da terra, ou do Sol ou de qualquer planeta poderia causar a destruição de tudo. A Terra está localizada a uma distancia perfeita do Sol  e a Lua está a uma distancia perfeita da Terra para que possa haver vida aqui. Como então o universo se mantém em perfeito funcionamento sem desviar um milímetro se quer de sua rota? 
Além disso, apenas um ser vivo pode criar seres vivos (lei da biogenese). A causa primeira da vida tem que ser Viva. A bênção de Deus é a vida em meio a morte, a ordem em meio ao caos.
 

A Expansão do Universo

A ciência provou que o Universo está em constante expansão e crescimento. Ano passado três cientistas norte americanos (Saul Perlmutter, Adam Riess e Brian Schmidt) receberam o premio Nobel de física por pesquisas que mostram que a expansão do universo está acelerando. Vejamos o que a Bíblia nos diz.

Isaias 40
26 Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.

Deus chama as estrelas pelo nome e através de sua Palavra elas vêm a existir. E Ele continua chamando-as a existência ainda hoje. Apenas alguém grande e poderoso poderia contar todas as estrelas e sustentar o Universo.

Jó 9
5 Ele é quem remove os montes, sem que saibam que ele na sua ira os transtorna; 6 quem move a terra para fora do seu lugar, cujas colunas estremecem; 7 quem fala ao sol, e este não sai, e sela as estrelas; 8 quem sozinho estende os céus e anda sobre os altos do mar; 9 quem fez a Ursa, o Órion, o Sete-estrelo e as recâmaras do Sul; 10 quem faz grandes coisas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar.

Os versos acima mostram o pré-conhecimento científico da Bíblia, Jó declara que Deus SOZINHO estendeu os céus, fala ao sol e sela as estrelas. Ele faz grandes coisas que não se pode contar. 


Matéria
Deus
Vida inicial de organismos desconhecidos.
Ser Vivo
Produtos químicos desconhecidos.
Ser Onipotente
Atmosfera de composição desconhecida.
Ser Onipresente
Condições desconhecidas.
Ser Onisciente
Escala evolutiva desconhecida.
Ser Infinito
Processos desconhecidos.
Ser Eterno
Evidencias desconhecidas.
Ser Criador

A ignorância do Homem

Jó 38
31 Ou poderás tu atar as cadeias do Sete-estrelo ou soltar os laços do Órion? 32 Ou fazer aparecer os signos do Zodíaco ou guiar a Ursa com seus filhos? 33 Sabes tu as ordenanças dos céus, podes estabelecer a sua influência sobre a terra?

Neste capítulo Deus questiona Jó (representando todos os homens) se ele pode criar as estrelas e os astros, se ele tem poder para controlar e sustentar o Universo.
É claro que não! O homem não pode sequer conhecer todo o Universo, quanto mais sustentá-lo. Deus está constantemente criando (expansão do Universo), a criação não estagnou em Genesis 1. Pelo poder de sua Palavra (veremos adiante) todas as coisas foram feitas e continuam sendo.
Quanto mais os astrônomos e cientistas pesquisam, mais descobrimos a grandeza do poder de Deus. A criação revela ao homem que existe um Criador, somos indesculpáveis perante Deus se negamos sua existência mediante estas provas e evidencias claras diante de nós.

Romanos 1
20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.



Veja mais em:

Para Refletir:

Jó 38
4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.
5 Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?


Jesus e a Criação

Agora finalmente vamos ao que realmente interessa. O que Jesus, nosso Senhor, tem a ver com Genesis 1?
Simples, Ele estava lá, neste exato momento da criação. Vejamos:

João 1
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

Jesus é o Verbo de Deus que veio em carne. Portanto, desde o princípio Ele estava com Deus Pai e Deus Espírito. Ele é o Criador de todas as coisas. Confira também:

Colossenses 1
15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
  
Aqui vemos que por intermédio Dele os anjos também foram criados. O mundo espiritual (invisível) e o mundo físico (visível) foram criados por Ele e também PARA Ele. Sim, existimos para Deus, para sua glória. 
 Jesus preexistia com Deus, e nele tudo subsiste, ou seja, todas as coisas perduram e permanecem porque Ele as sustenta. 



Este que é o Deus Filho, Criador do Universo, se fez carne, se fez homem, se limitou a forma de suas criaturas por amor a elas, para que as pudesse resgatar da maldiçao do pecado. É a esse Deus que servimos e que amamos, somente porque Ele nos amou e nos serviu primeiro. Porque a causa primeira do Amor humano tem que ser o próprio Amor, que é Deus.

A Ele seja toda glória e honra eternamente. Amém!





5 comentários:

diHITT - Notícias