terça-feira, 22 de maio de 2012

Entendendo mais sobre a queda de Satanás


Ainda no contexto da origem do pecado, gostaria de esclarecer algumas coisas sobre os princípios de Deus diante do pecado e do pecador. Quando você conhece os princípios físicos, fica mais fácil entender as coisas naturais que nos cercam. Espiritualmente é a mesma coisa, devemos procurar e entender os princípios espirituais.

1) Deus criou seres livres

 Deus não criou robôs ou bonecos programados! Não teria sentido Deus criar seres e obrigá-los a adorá-lo, Deus criou seres livres. Todo ser criado por Deus, os anjos e o homem, tiveram a oportunidade de escolher a Deus e essa decisão foi tomada com o uso da livre vontade.Para os anjos já está determinado, 1/3 deles já caíram porque disseram sim à Satanás, e 2/3 disseram sim à Deus. O pecado entrou no mundo através de Lúcifer e os anjos puderam escolher entre o bem e o mal. Quando isso é determinado, não há volta.

2) O pecado faz separação entre Deus e suas criaturas

Deus não pode estar aonde existe pecado. Esse princípio vai de capa a capa na Bíblia.

Isaías 59
1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Romanos 6
23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Habacuque 1
13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar;

O mal se originou no coração daquele querubim, do seu interior brotou a soberba e foi concebido um plano, "serei semelhante ao Altíssimo". Quando isso aconteceu, ele separou-se de Deus imediatamente, junto com 1/3 dos anjos.
Ele separou-se de Deus, mas não deixou de ser querubim, com todos os atributos com que foi criado, não deixou de ser um ser pessoal. O homem não deixou de ser homem após ter pecado.
Satanás e seus anjos caídos, formam um exército muito bem organizado, com príncipes, dominadores, demônios; é como uma casta, uma graduação.


Efésios 6
12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Quando alguém se afasta do Deus criador (que é a única fonte de vida, de luz, de verdade, de justiça, de amor), automaticamente está em tudo que se opõem a Deus (nas trevas, na mentira, na injustiça, na maldade).

3) Deus julga pelas obras

Temos que entender porque Deus não acabou com o mal no começo de tudo. Por que Ele não julgou Satanás assim que ele caiu de Sua presença? Porque Deus julga suas criaturas por suas obras completas.

I Pedro 1
17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,

Romanos 2
5 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento.

O que é obra? É algo concreto, é aquilo que se faz, uma obra de arte ou uma obra de artesão é uma coisa visível. Posso ter uma ideia dentro de mim, mas se não executá-la, ninguém a verá. O pecado nasce em nosso coração (como no caso de Lúcifer), mas ele se concretiza em nossas obras. A consequência do pecado é a separação de Deus, mas a consequência das obras é o julgamento de Deus.
NOTA: As boas obras não salvam ninguém, a salvação vem pela fé em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, mas as minhas obras demonstram concretamente para todo o universo em quem eu creio. Se eu digo que creio em Jesus e com a minha vida não mostro isso, minha fé é falsa. (Tiago 1:21-25)

O julgamento das obras:

1) Para os que se perderam e estão condenados ao inferno.

Apocalipse 20
12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.


2) Para os salvos em Cristo.

I Coríntios 3
11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.



3) Salvação x Julgamento

João 3
16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem nele crê não é julgado o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Está claro que Deus nos julga de acordo com nossas obras no final de nossas vidas. Com os anjos não seria diferente, Deus está permitindo que Satanás coloque tudo em concreto acerca do que brotou em seu coração, transformando tudo em obras, para poder julgá-lo e bani-lo para sempre. 

Para os anjos não houve plano de salvação, pois eles conheciam a Deus diretamente e viviam em Sua presença. Temos que entender que Deus é amor, mas também é justiça, caso contrário não poderia julgar. Deus odeia o pecado, mas ama o pecador e quer "desesperadamente" salvá-lo. Sua misericórdia  para o homem é tremenda.



Mateus 25
41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

O inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos. Deus nunca preparou o inferno (lago do fogo) para os homens. Porém, aquele que em vida não aceitou a provisão de Deus, após o julgamento final, irá para o lago do fogo. (Apocalipse 20:11-15)

4) Satanás e seus anjos

 Satanás é um ser criado, não cria nada, mas imita tudo de Deus; ele é em tudo oposto a Deus. Odeia o homem, pois o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, o homem é tudo o que ele queria ser.
Em cada época da história, Deus apresenta ao homem seu plano de salvação e Satanás logo apresenta outro, semelhante, para desviar o homem. Satanás não é onisciente e nem onipresente, estes são atributos somente de Deus. Ele é muito bem informado por seus anjos caídos, ele não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. 

Satanás é mencionado na Bíblia com vários nomes: Satanás, Diabo, Belzebu, Beliel, o Adversário, Maligno, Ladrão, Serpente. É chamado de príncipe das potestades do ar. É o cabeça do exército que atua nas regiões celestes. (Efésios 6:12). É chamado por Paulo de deus deste século. É adorado de várias maneiras e através de várias coisas. Em I João 5:19, lemos que o mundo inteiro jaz no Maligno.


"Serei semelhante ao Altíssimo"; é a meta que persegue 24 horas/dia, ele quer o domínio. Quando o anticristo estiver reinando, Satanás estará como o rei de Tiro em Ezequiel 28 (profecia de dupla referência). Um homem estará totalmente como que energizado por Satanás (II Tessalonicenses 2:3-12).
O que impede hoje esse domínio é o Espírito Santo, através da Igreja do Senhor Jesus, a noiva do Cordeiro. Porém, quando Jesus voltar e arrebatar sua noiva (a Igreja), o campo ficará livre, o anticristo aparecerá e dominará o mundo inteiro.

Jesus e Satanás

Jesus não está em uma queda de braço com o Diabo, Ele já o venceu, tem autoridade sobre todo poder maligno e deu essa autoridade à Igreja para viver em vitória contra Satanás e contra suas hostes celestiais. Nós temos que conhecer essa autoridade e usá-la:

Autoridade dada aos apóstolos:

Lucas 9
1 Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. 2 Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.

Autoridade dada aos demais discípulos:

Lucas 10
18 Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. 19 Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.

Autoridade dada a todos que crêem, a Igreja:

 Marcos 16
16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. 17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

Contudo, qual deve ser a nossa alegria?

Lucas 10
20 Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.

Sim, devemos nos alegrar todos os dias pela salvação em Cristo, porque através de Seu sacrifício o nome de TODO aquele que crer nele está escrito no Livro da Vida nos céus. ALELUIA!


Um comentário:

  1. Assunto mais importante que tem mas infelizmente pouco conhecido pela igreja. Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir

diHITT - Notícias